Tratamento para Calvície Masculina em Santos | São Vicente | Guarujá | Bertioga | Rafael Santos.
CALVÍCIE MASCULINA
A calvície é uma condição que afeta mais os homens, pois a queda dos cabelos está diretamente associada à presença dos hormônios sexuais masculinos, de modo especial à presença da testosterona. As mulheres também produzem esse hormônio, mas em quantidade bem pequena. Por isso, nelas, os casos de calvície são mais raros e, quando ocorrem, a perda é menos drástica.
O ciclo de vida de cada fio de cabelo é marcado por fases de crescimento, repouso e queda. Por volta de 90% dos nossos cabelos estão na fase de crescimento. Depois de um curto período de repouso, em que para de crescer, o fio cai e, no seu lugar, um novo fio entra na fase de crescimento.
Por isso, uma pessoa pode perder entre 50 a 100 fios de cabelo todos os dias, sem risco de desenvolver calvície, por causa desse processo de renovação contínua. O fato é que a duração média de um fio de cabelo, do nascimento até a queda, é ao redor de um ano e meio a dois anos.
CAUSAS
As duas principais causas da queda permanente dos cabelos são a hereditariedade e os hormônios masculinos. Ambos promovem a atrofia dos folículos (bulbos) capilares e aceleram a queda definitiva.
As outras são o excesso de oleosidade, típico da dermatite seborreica, a aplicação exagerada de produtos químicos, distúrbios da tireoide, má alimentação, carência de vitaminas, certos medicamentos e estresse. Após cirurgias e partos e durante as aplicações de quimioterapia, a perda de cabelo pode ser mais intensa, mas é passageira. Nesses casos, cessada a causa, o cabelo volta a crescer.
TRATAMENTOS
- Radiofrequência microagulhada: É um dos métodos que vêm sendo bastante utilizados para o tratamento da queda de cabelo. Na prática, o equipamento realiza microfuros no couro cabeludo a fim de provocar um processo inflamatório local e estimular o crescimento do fio, ou ainda facilitar a penetração de substâncias que ativariam o folículo capilar (onde fica a raiz do cabelo. Existem estudos que comprovam a eficácia da radiofrequência microagulhada, mas não há um consenso porque existem muitas variáveis nessas pesquisas, por isso não se pode cravar 100% que o método funciona.
- Luz de LED: Como é indolor, o método tem sido bem aceito pelos pacientes, e por ganha cada vez mais atenção do mercado e dos pesquisadores. Ao ficar em contato com o couro cabeludo, a luz tem ação vasodilatadora. Ou seja, aumenta a circulação sanguínea na região, o que faz com que as células recebam mais oxigênio, acelerando a produção de um novo fio. Mas, apesar dos diversos trabalhos publicados sobre a tecnologia e alguns comprovarem sua eficácia, existem muitas variáveis nesses estudos. Portanto, não há um protocolo bem definido e confiável que indica o número de sessões e o intervalo entre elas.
- Fatores de crescimento: São substâncias, como vitaminas e ativos, que penetram no couro cabeludo e são capazes de aumentar a atividade das células dos fios, fazendo com que cresçam mais rápido e fortes. A escolha das substâncias para tratar os quadros de calvície é outro capítulo dessa história e pode variar entre nutrientes, como a biotina (vitamina B), ou medicamentos que já têm sua eficácia comprovada em estudos –mas também não há garantias devido a diversas variáveis, como já falamos.