Tratamento de Alopécias em Santos | São Vicente | Guarujá | Bertioga | Rafael Santos.
ALOPÉCIAS
A alopécia é uma doença caracterizada pela rápida e repentina perda de cabelos do couro cabeludo ou de qualquer outra região do corpo.
Nesta doença, o cabelo cai em grandes quantidades em determinadas áreas, proporcionando a visualização do couro cabeludo ou da pele que antes era coberta por cabelos ou pelos corporais.
O tratamento da alopecia depende do tipo de alopecia. Pode incluir o uso de medicamentos de aplicação local, medicamentos orais, lasers específicos que estimulam o crescimento do cabelo e transplante capilar.
Durante o tratamento da alopecia, também é importante ter cuidados com a alimentação, que deve ser balanceada e rica em frutas, vegetais, proteínas e ferro.
Os alisamentos e as tinturas à base de amônia devem ser evitados, uma vez que esses produtos químicos danificam os cabelos, deixando os fios frágeis e quebradiços, aumentando a queda de cabelo.
Caso apresente queda de cabelo consulte um clínico geral ou médico de família para uma avaliação inicial, em casos de maior complexidade pode ser necessário o acompanhamento por um dermatologista.
TIPOS DE ALOPÉCIAS
Existem vários tipos de alopécia porque suas causas são diferentes. Os tipos de alopécia existentes são:
- Alopecia areata: causada por fatores auto imunes ou sistema emocional abalado, caracterizada por intensa queda de cabelo em determinadas áreas.
- Androgenética: também chamada de calvície, é causada por fatores genéticos, associados à taxa de testosterona na corrente sanguínea, e por isso é mais frequente nos homens;
- Traumática: causada pelo fato do indivíduo ter o hábito de arrancar os fios de cabelos constantemente ou por traumatismos na cabeça;
- Seborreica: causada por uma dermatite, que pode ser tratada com o uso de medicamentos;
- Eflúvio: o eflúvio é um período normal em que o cabelo cai naturalmente, mas quando este mecanismo encontra-se desregulado, pode haver um período maior de queda de cabelo, que geralmente responde bem aos tratamentos clínicos.
Além disso, a alopecia pode acontecer como consequência do uso de medicamentos, como por exemplo, os medicamentos utilizados no tratamento para o câncer.